Decorreram ao longo da noite de sábado, 23 de abril, no Teatro Cine de Gouveia, dois concertos que assinalaram o Festival Gouveia Art Rock (GAR).
O espetáculo Fil’Mus 2 abriu a noite com animação e não conseguiu deixar ninguém indiferente. Numa produção que juntou as artes de cinema, música e teatro e onde os atores entraram no ecrã — misturando ficção e realidade — com todos os sons que os músicos-atores iam introduzindo criando uma visão narrativa que só quem assistiu poderá levar consigo.
Do outro lado do Globo, dos Estados Unidos da América, os virtuosos músicos dos California Guitar Trio apresentaram o seu mais recente álbum “elegy”, que contêm a “Gaudella Trilogy”, uma peça musical dividida em três partes, comissionada pelo GAR | Município de Gouveia, inspirada na beleza natural que os músicos descobriram nas suas primeiras visitas a Gouveia.
Luís Loureiro, um dos colaboradores do GAR desde a sua génese, admitiu que sentia falta deste encontro musical: “É quase um regresso para este festival que começou de forma singela e que se foi afirmando. Para o ano faz 20 anos!” — reparou, admitindo que é um privilégio encontrar as caras que já conhece desde a primeira edição.
Uma noite que trouxe à memória o Gouveia Art Rock e permitiu aos espetadores que acompanham, participando no Festival desde 2003, visitar Gouveia e reviver aquele que anualmente é o grande acontecimento nacional da Música Progressiva.