Não estaremos a faltar à verdade se dissermos que esta foi maior exposição realizada no Museu Abel Manta em toda a sua existência de quase 38 anos. A exposição que faltava, o agradecimento que faltava a João Abel Manta, seu principal doador.
Realizá-la neste Museu do interior do país foi um risco assumido e ganho: foi possível concretizá-la e ter público diversificado e interessado para a visitar.
Nos dois pisos de exposição do Museu reuniram-se cerca de 200 peças, entre pinturas e desenhos de João Abel Manta, na sua esmagadora maioria originais, alguns dos quais nunca antes expostos ao olhar do público, vindos do atelier do artista, das reservas do Museu de Lisboa, do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e do nosso Museu Abel Manta.
Dando coerência ao conjunto de peças escolhidas, organizadas em 5 áreas expositivas, esteve um tema pela primeira vez tratado em exposição: João Abel Manta como retratista, tanto na sua obra gráfica como na sua pintura.
O público correspondeu. Inicialmente programada para terminar a 16 de outubro, a exposição prolongou-se até 31 de dezembro. As visitas quase duplicaram em relação ao mesmo período do ano anterior. Tendo contribuindo para este aumento, também, as 6 visitas guiadas pelo curador da exposição, Pedro Piedade Marques, à razão de duas por mês, sendo uma dirigida ao público geral e outra ao público escolar. Além da visita guiada que realizou a todos quantos se quiseram associar à sessão inaugural da exposição, a 12 de agosto.
As vendas dispararam para números nunca antes vistos, graças ao novo e belíssimo catálogo, com design gráfico de José Brandão e textos de Pedro Piedade Marques.
Finda a exposição, devolvidas as peças à penumbra das reservas dos museus e aos arquivos pessoais, ficam, para memória futura, além do catálogo:
– Uma identidade visual para o Museu Abel Manta, um logotipo concebido, também, por José Brandão;
– A edição online das folhas de sala das 5 áreas expositivas,
– O registo, em vídeo de 7 episódios, da visita guiada por Pedro Marques;
Material acessível para consulta em:
http://www.cm-gouveia.pt/…/exposicao-o-retrato-em-joao…/
No dia de hoje, 29 de janeiro de 2023, data em que se assinala o 95.º Aniversário de João Abel Manta, um dos tributos que podemos prestar ao artista e à sua obra é o prosseguimento da valorização das artes plásticas, através do lançamento do Prémio Abel Manta de Pintura 2023, que irá decorrer já no próximo dia 1 de fevereiro.
??????? ?? ???????? ???é ???? ??????: ?? ??????? ?? ??ã? ???? ?????? ?? 1947, ??????????? à ????çã? ?? ????? ????????? ?? ???? ??????? ???? ?????.