Exposição “Inverno” – Fotografia macro e panorâmica

Home > Notícias > Exposição “Inverno” – Fotografia macro e panorâmica
8 de Março, 2023

Está patente a exposição “Inverno”, até ao dia 8 de abril, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.
Esta exposição combina a fotografia macro de José Luís Mendes com a fotografia panorâmica de Manuel Ferreira. Duas perspetivas para um tema comum, duas maneiras de olhar a natureza, ora revelando um pormenor, ora a sua imensidão.
A chuva, o nevoeiro, a geada, o frio, apesar de dias de sol, o gelo, a neve…
O inverno, em todo o seu mistério e beleza!

1. Vidro cristal, José Luis Mendes
2. Arco-íris, José Luis Mendes
3. 1437 metros de pura beleza, Manuel Ferreira
4. Água gelada, José Luis Mendes
5. Água gelada I, José Luis Mendes
6. Conto de fadas, Manuel Ferreira
7. De mãos dadas com a Fé, Manuel Ferreira
8. Orvalho, José Luis Mendes
9. Orvalho I, José Luis Mendes
10. A estrela, Manuel Ferreira
11. Água mole em pedra dura, José Luis Mendes
12. Bugalhos, José Luis Mendes
13. Os meus trilhos, Manuel Ferreira
14. Paz, a cor do branco, Manuel Ferreira
15. Face, José Luis Mendes
16. Azul, José Luis Mendes
17. Caminho das estrelas, Manuel Ferreira
18. Junção, José Luis Mendes
19. Reflexos, José Luis Mendes
20. Musgo, José Luis Mendes
21. Musgo I, José Luis Mendes

JOSÉ LUIS MENDES
Lapa dos Dinheiro, 1971
Natural de Seia e Engenheiro Civil de profissão, foi colaborador do Município de Gouveia desde 1996 até se radicar no estrangeiro.
Participou no concurso de fotografia realizado pela ANET (Associação Nacional de Engenheiros Técnicos) sobre o tema “Uso sustentável de recursos maturais”, tendo recebido Menção Honrosa.
Participou no curso de fotografia ministrado pelo CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), sobre o tema fotografia da natureza.
Realizou uma exposição individual de fotografia “H2O” e participou na instalação coletiva “Fogo” no âmbito do projeto AmbientArte, Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

MANUEL FERREIRA
Folgosinho, 1980
… de raízes nas profundezas da serra da Estrela, alia o gosto pelas paisagens da montanha aos registos fotográficos que vai realizando aquando das suas incursões, tendo, como aliados, a sua proximidade ao meio e o seu conhecimento científico, proveniente da sua licenciatura em geografia.
É na alma e no silêncio da serra, onde a natureza impera, que encontra a sua inspiração, construindo dessa forma o portfólio exposto.
Um observador assumido, de olhar atento ao meio envolvente, faz da fotografia a sua melhor forma de se expressar, refletindo um trabalho de paixão e evolução contínua, onde as redes sociais são o principal canal de divulgação e projeção.
A consagração surge através dos resultados alcançados nos diversos concursos fotográficos nacionais e internacionais, confirmando, assim, a qualidade dos registos efetuados.
Não sendo a sua principal atividade, na Escola Profissional da Serra da Estrela desempenha o papel de formador do módulo de fotografia e orienta diversos workshops no âmbito desta temática.
Fotógrafo oficial do Geopark Estrela durante o primeiro ano de candidatura, publica em vários sites de referência na especialidade (http://500px.com e http://olhares.sapo.pt) tendo ainda um site oficial: https://www.manuelferreira.photography.

Fica o convite para uma visita!