Comemora-se, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, este ano, sob a temática “Repensar o Turismo”.
Desta forma, o Setor de Cultura e o Setor de Turismo e Lazer do Município de Gouveia propõem para a próxima terça-feira, dia 27 de setembro, uma atividade que parte à procura de conhecer o legado da água e os seus diversos patrimónios (fontes, levadas, mini-hídricas, etc.) e a sua relação com o desenvolvimento da cidade de Gouveia.
Com início e fim no Posto de Turismo, passando pela Casa da Luz, propondo uma viagem pelo conhecimento das formas tradicionais de gestão da água, para os vários fins dados pela comunidade à mesma, partindo da aprendizagem que nos foi legada pelas comunidades antecessoras às nossas gerações, projetando esses ensinamentos para um futuro que queremos, além de próspero, sustentável, ao longo de um trajeto com cerca de 7km.
A atividade é gratuita, com inscrição obrigatória no Posto de Turismo até dia 26 de setembro (inclusive), limitada ao total de 20 pessoas.
O ponto de encontro está marcado para as 9h15, no Posto de Turismo de Gouveia e aconselha-se o uso de calçado e roupa adequados a caminhada e água.
À medida que a recuperação do turismo avança, com base num reconhecimento político e público sem precedentes para o setor, a Organização Mundial do Turismo (OMT) destaca a oportunidade de repensar como fazemos turismo. O objetivo da OMT passa por “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e fazer soar um toque de reunião de todas as entidades envolvidas, desde governos a empresas, até às comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas marcantes para o turismo global. Este dia pretende promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.