A equipa do CLDS 4G de Gouveia, Projeto InteGr4r em colaboração com o Município de Gouveia, vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental com ações de informação e sensibilização a decorrer ao longo dos próximos dias na comunidade.
Estas ações terão início já amanhã, dia 8 de outubro, quinta-feira, no centro da cidade e nas suas artérias mais próximas, designadamente na Praça de S.Pedro, Mercado Municipal e feira semanal.
Este dia é celebrado anualmente a 10 de outubro, proposto desde 1992 pela Organização Mundial de Saúde, com o propósito de sensibilizar e difundir a reflexão coletiva sobre os problemas relacionados com a Doença Mental e com a promoção da Saúde Mental e Psicológica.
Com esta iniciativa, o CLDS pretende desconstruir preconceitos associados à problemática, promover a dignidade e inclusão das pessoas com experiência de doença mental, alertando para a importância de cuidar do Bem-estar Mental.
Num contexto como aquele que vivemos atualmente,desde a instalação da pandemia originada pela Covid-19, que passou ainda a fazer mais sentido o debate e empenhamento cívico na saúde mental. A pandemia constitui um fenómeno com enorme impacto ao nível da saúde mental e do bem estar da sociedade, com consequências nefastas, fazendo todo o sentido desconstruir o estigma que continua a existir e dar primazia à saúde mental através da informação, formação e prevenção.