Assinala-se hoje, dia 10 de novembro, o Dia Mundial da Qualidade, uma data que foi instituída em 1990 pela ONU e que se comemora atualmente na segunda quinta-feira de novembro.
A data é promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute) e tem como objetivo destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.
O Município de Gouveia dispõe, desde 2007, de um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a norma ISO 9001:2015.
Em Portugal, o IPQ – Instituto Português de Qualidade é responsável pela gestão do Sistema Português de Qualidade (SPQ). Neste dia, as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a engajar ainda mais os seus colaboradores na promoção da qualidade. É uma oportunidade para se falar em qualidade e de se encontrar novas formas de a promover.
“Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”, é o tema do dia mundial da qualidade 2022.
Cada vez mais, se espera que as organizações ampliem seu objectivo de responsabilidade e façam a coisa certa, não apenas para o munícipe/contribuinte, clientes, fornecedores e funcionários, mas para o meio ambiente e a sociedade em geral. Essa exigência, de que as organizações usem a consciência na tomada de decisão em todos os níveis, cria dilemas éticos mais difíceis.
O tema do Dia Mundial da Qualidade deste ano oferece uma oportunidade para refletir sobre como a cultura e a consciência corporativa podem ajudar ou atrapalhar uma organização a tomar decisões e “fazer a coisa certa” para todas as partes interessadas.
A qualidade não é apenas utilitarista, não deve ser usada somente como uma ferramenta, ela não serve apenas para entregar bons produtos ou serviços. A qualidade é um valor, que quando vivido, muda a forma como as pessoas se relacionam com o tema, e com o trabalho.