No dia 17 de abril, a Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA), em conjunto com os seus membros, celebra o Dia Europeu da Informação para Jovens e o seu aniversário.
Esta comemoração é uma ocasião especial de sensibilização para o direito dos/as jovens a ter acesso a informação completa e fiável e de reconhecimento do trabalho que desenvolvem os/as trabalhadores/as desta área da informação.
Remetendo para a saúde mental, este ano, por decisão da Agência, o lema das comemorações do dia é:
#mindmymind
Descobre o teu eu interior. Faz-te ouvir.
O ano 2020 foi repleto de desafios. O mundo inteiro foi forçado a adaptar-se a uma nova realidade em que os encontros online, as máscaras e o distanciamento social se tornaram no «novo normal». As empresas mudaram do contacto presencial para o teletrabalho, as escolas começaram uma transformação digital e as viagens tornaram-se a última prioridade da nossa lista.
As diferenças significativas deram lugar a um pânico frenético. Mudanças que não deram espaço para adaptação, nem para ser mais consciente sobre a situação, e tendo as suas consequências originado um clima de medo e insegurança.
Devido a esta situação, a saúde mental tornou-se menos tabu e foi mais recorrentemente tópico de conversas nas esferas profissional e pessoal.
Contudo, ainda há muito para ser feito. Por este motivo, a campanha do Dia Europeu da Informação para Jovens tem, entre vários objetivos, espoletar conversas em torno de questões de saúde mental e quebrar o silêncio e o estigma associados a este tema entre os/as jovens.
Siga a campanha #mindmymind nos social media, de 1 a 17 de abril e partilhe-a com sua comunidade! Use as hashtags #EYID2021 e #mindmymind ou marque-nos (#IPDJ e #ERYICA) no Facebook, Instagram e Twitter.
Quer ter acesso a todos os materiais, ou obter mais informações sobre a campanha? O IPDJ é parte ativa desta campanha em Portugal.
Siga nas redes sociais: https://www.facebook.com/IPDJip/photos/a.1094840820534205/4214443128573943/, e no Instagram – https://www.instagram.com/p/CNHpbRiqeq1/
Descubra mais sobre esta campanha aqui