Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Esta data tem como objetivo alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres e exigir políticas para sua erradicação.
Este é um problema social que se manifesta tanto em contexto doméstico, como em público e pode assumir várias formas: física, sexual, psicológica, económica, cultural, entre outras.
Cada vez mais são identificados casos de violência doméstica e torna-se fundamental refletir sobre esta problemática social, sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos/as os/as cidadãos/as para a denúncia uma vez que se trata de um crime público. É obrigação de todo/as denunciar. É, também essencial reconhecer as marcas profundas que este crime provoca nas vítimas diretas, mas também naqueles/as que vivem envolvidos/as nesse mundo de violência, nomeadamente as crianças e jovens.
O Município de Gouveia associa-se ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) na divulgação desta importante data, destacando o contributo desta resposta social distrital, na melhoria do bem-estar das vítimas de violência doméstica.
Para a promoção desse bem-estar, o NAV disponibiliza apoio social, acompanhamento psicológico e atendimento jurídico realizados por uma equipa multidisciplinar que inclui uma técnica de Serviço Social, uma Psicóloga e uma Jurista. Garantir às Vítimas de Violência Doméstica, um atendimento personalizado e posteriormente acompanhamento e acompanhamento adequado às suas necessidades é o nosso principal objetivo.
Todos os serviços prestados pelo NAV são totalmente gratuitos e confidenciais.