Desenvolvida ação de recuperação florestal em área afetada pelos incêndios

Home > Notícias > Desenvolvida ação de recuperação florestal em área afetada pelos incêndios
23 de Fevereiro, 2022
 
No passado sábado, o Movimento Estrela Viva, com o apoio do Município de Gouveia e da União das Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, promoveram uma ação de recuperação florestal na área ardida de Figueiró da Serra nos incêndios de 2017.
 
Para além do caráter ambiental, a iniciativa esteve estreitamente ligada à cidadania, tendo contado com uma forte adesão da população. Entre voluntários da comunidade local e da Serra da Estrela, organizadores e parceiros, foram cerca de 60 pessoas dos 8 aos 80 anos que contribuíram ativamente na recuperação do espaço envolvente às Lagoas de Figueiró da Serra.
 
No total, foram plantadas e semeadas, cerca de 1000 árvores e arbustos autóctones como carvalhos, castanheiros, bétulas e medronheiros. Já através da poda, foi promovida a regeneração natural de espécies como as cerejeiras, carvalhos, castanheiros, salgueiros e sabugueiros.
 
De modo a restaurar a biodiversidade e recuperação deste espaço em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, foram ainda eliminadas espécies invasoras como as acácias, cuja madeira foi aproveitada.
 
Com esta ação, e de forma a tornar este novo espaço de lazer mais agradável, foram ainda construídas mesas e bancos em madeira, com a aproveitamento da matéria ardida no terreno.
 
Com a recuperação da área ardida, a União de Freguesias comprometeu-se a efetuar, com o apoio da comunidade local, a manutenção do espaço através de ações regulares de rega.
 
Créditos 📸
Movimento Estrela Viva