O Município de Gouveia informa que a partir de hoje, dia 20 de novembro e dia em que se comemora o 34º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, se encontram abertas as candidaturas para inscrição na 2.ª edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens.
Um evento organizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), no âmbito da sua missão e atribuições, que contribuem para a promoção e proteção dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC).
Esta iniciativa visa, essencialmente, dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens, cuja ação deverá ter impacto nas políticas públicas, e a sua metodologia tem um forte caráter pedagógico de capacitação das crianças e jovens para a participação ativa nas tomadas de decisão públicas, promovendo assim o direito à participação plasmado no art.º 12º da CDC.
Os seus principais objetivos são: promover o acesso a crianças e jovens a novos espaços de participação social e política; desenvolver nas crianças e jovens competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica; proporcionar o diálogo entre as crianças e jovens e decisores políticos; formar e sensibilizar os/as participantes relativamente às temáticas tratadas na CNPDPCJ, nomeadamente os Direitos da Criança.
Podem candidatar-se todas as crianças e jovens residentes em território nacional, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, sendo posteriormente selecionados 2 participantes por cada um dos18 distritos do Continente, 2 pela Região Autónoma da madeira e 2 pela Região Autónoma dos Açores.
Os interessados poderão candidatar-se até ao dia 20 de janeiro de 2024 e a participação consolidar-se-á em encontros presenciais e online com calendarização a definir, acautelando, no entanto, a conciliação com as respetivas atividades escolares.