Teve lugar, hoje, dia 10 de novembro, nas salas Vergílio Ferreira, da Biblioteca Municipal de Gouveia, a entrega do manuscrito “Vagão J” pelas herdeiras do Dr. Mário Gomes Figueira, doutoras Maria Helena Vaz Gomes Figueira, Elisa Maria Vaz Gomes Figueira e Margarida Adelaide Vaz Gomes Figueira, a quem Vergílio Ferreira ofereceu o citado original como expressão de profunda amizade entre ambos. Vagão J, de 1946 é o último romance neo-realista do escritor.
Descreve-nos a história da família Borralho, família representativa do patamar mais baixo da escala social, numa vila rural no princípio do século XX. A obra transmite uma realidade sem qualquer encenação artificial da cruel forma de viver, das assimetrias das classes sociais, dos padrões de comportamento e da psicologia individual e coletiva desses tempos.
Vagão J foi alvo de censura pelo Estado Novo.
A doação deste original vem enriquecer o espólio do escritor que se encontra na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, integrando mais de 8 mil obras profusamente anotadas pelo autor que conta agora com este manuscrito.
Recordar que os manuscritos de Vergílio Ferreira se encontram na Biblioteca Nacional, à exceção de “Aparição”.
O Município de Gouveia, que recebeu com grande honra e orgulho este manuscrito, apresenta um agradecimento público às herdeiras do Dr. Mário Figueira, exprimindo a enorme gratidão pelo gesto.