Área Dedicada Covid – Seia recebe doentes infetados do concelho de Gouveia

Home > Notícias > Área Dedicada Covid – Seia recebe doentes infetados do concelho de Gouveia
30 de Março, 2020

COVID-19: Distrito da Guarda com quatro locais para receção de doentes infetados

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda tem, a partir de hoje, quatro locais distintos na sua área geográfica de influência para receção de doentes infetados pela COVID-19. A ADC – Seia (Área Dedicada Covid, a funcionar no Hospital Nossa Senhora de Assunção) irá receber doentes do Concelho de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.

A partir de hoje, na área de abrangência da ULS da Guarda, vão estar em funcionamento quatro Áreas Dedicadas Covid (ADC-Comunidade): Guarda, Trancoso, Pinhel e Seia.

Deste modo, estas quatro áreas de saúde vão passar a receber todos os doentes Covid-19 do distrito:

ADC-Guarda (Extensão de saúde da Guarda-Gare) recebe doentes concelho da Guarda e dos municípios de Sabugal, Manteigas e Celorico da Beira.

– ADC-Pinhel(Centro Saúde de Pinhel) recebe doentes do concelho de Pinhel , Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo.

ADC-Trancoso (Centro de Saúde de Trancoso) recebe doentes do Concelho de Trancoso, Mêda e Foz Côa.

ADC Seia (Hospital Hospital Nossa Senhora de Assunção) recebe doentes do Concelho de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.

As consultas Covid nas quatro unidades serão realizadas todos os dias da semana, das 08:00horas às 20:00horas.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões), gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda”, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

QUEM DEVERÁ DIRIGIR-SE À ADC – COMUNIDADE:
Os utentes que tiverem tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória, devem ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou, caso não consigam atendimento, para a sua Unidade de Saúde.
Consoante a avaliação da sua situação, serão encaminhados para:
• autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância;
• avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários
• avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU);
• CODU/INEM
Os doentes que tenham indicação para avaliação nos Cuidados de Saúde Primários são encaminhados para a ADC-COMUNIDADE, respetiva.

Com a abertura destas áreas pretende-se maior celeridade e eficácia na prestação de cuidados de saúde aos doentes infetados com o novo coronavírus.