Apresentação da 2ªedição do “Alto Mondego’ Rede Cultural”

Home > Notícias > Apresentação da 2ªedição do “Alto Mondego’ Rede Cultural”
27 de Maio, 2021

Foi apresentada, em Nelas, a 2.ª edição do projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural”, que integra os Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde e Nelas.

A apresentação da programação para os quatro municípios da rede cultural do Alto Mondego reuniu os quatro presidentes das respetivas câmaras, Luís Tadeu Marques e Manuel Fonseca, dos Município de Gouveia e Fornos de Algodres, distrito da Guarda, e José Borges da Silva e Elísio Oliveira dos Municípios de Nelas e Mangualde, distrito de Viseu.

Este evento serviu para a apresentação oficial para dois anos de ações culturais e turísticas junto das comunidades que integram esta Rede Cultural, fortemente ancorada no vasto património material e imaterial deste território e na itinerância de espetáculos em locais de elevado valor patrimonial.

A Rede Cultural de municípios do Alto Mondego aposta num conjunto de ações previstas a começar já este ano de 2021, com quatro grandes áreas de intervenção, a dança, a música, a arte urbana e o slackline. Ao todo serão 24 espetáculos de várias artes performativas e 8 murais de arte urbana que irão, até setembro de 2022, percorrer vários espaços emblemáticos dos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde e Nelas. Dada a atual situação epidemiológica, as performances decorrerão, maioritariamente, em espaços ao ar livre com reconhecido valor histórico-patrimonial e cultural.

O projeto “Alto Mondego Rede Cultural” contará com uma programação cultural diversificada e que visa essencialmente dinamizar os territórios com eventos culturais criados por associações culturais locais, com o intuito de impulsionar a economia local, mas também de promover as artes e as criações artísticas no território, projetar a sua imagem e a região e ainda exponenciar novos fluxos turísticos.