Ações de Fogo Controlado na Serra da Estrela, concelho de Gouveia

Home > Notícias > Ações de Fogo Controlado na Serra da Estrela, concelho de Gouveia
7 de Janeiro, 2020

O Município de Gouveia em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e corpos de bombeiros, têm levado a efeito ações de fogo controlado na Serra da Estrela, em área do concelho de Gouveia, com a finalidade de aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado.

O Município de Gouveia encontra-se a executar ações de fogo controlado previstas no Plano de Fogo Controlado, recentemente aprovado na Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.
O fogo controlado, também conhecido por fogo prescrito ou fogo frio, consiste em usar o fogo de forma muito especifica e criteriosa, de forma a evitar danos nos ecossistemas, no ciclo da água ou no ciclo da renovação das comunidades vegetais.

Esta técnica, usada para a gestão dos espaços florestais, constituídos sobretudo por mato, permite criar zonas tampão ou barreiras ao progresso de um possível incêndio florestal, renovar as pastagens para os rebanhos existentes, melhorar os habitats cinegéticos, sobretudo para a caça menor.

As ações em causa são planeadas e executadas por técnicos habilitados pelo efeito e permitem o treino operacional das entidades de proteção civil do concelho e do distrito, nomeadamente as equipas de Bombeiros, as equipas de Sapadores Florestais, a Força Especial de Proteção Civil e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.

Certos de que o recurso a esta técnicas de gestão de combustíveis é reconhecidamente adequada as necessidades elencadas, informamos que, nos próximos dias, irão ser realizadas ações deste tipo, na área denominada de “malhão”, para as quais solicitamos a melhor compreensão de todos.