SPIN GOUVEIA – PROGRAMA MUNICIPAL DE REUTILIZAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES

Gouveia deu um passo em frente no sentido da gestão sustentável dos recursos e da universalização do uso de materiais didáticos de qualidade nas escolas do concelho.

O Município de Gouveia vai ser pioneiro na implementação de um inovador programa de reutilização de manuais escolares, que permite às famílias poupar até 80 por cento nos livros escolares dos seus filhos, e recuperar parte das despesas com os livros do ano anterior.

As famílias portuguesas gastam, em média, 216 euros em manuais escolares todos os anos entre o 5º e o 12º ano de escolaridade. Manuais que, apesar de duradouros, na maior parte dos casos acabam numa prateleira, passados apenas 10 meses de utilização. Este problema representa, no todo nacional por ano, uma despesa de quase 200 milhões de euros na produção redundante de novos manuais, a emissão de 20 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40 mil árvores.

No concelho de Gouveia, os gastos com manuais ascendem anualmente a 300 mil euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos, no início do ano letivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória. A reutilização tem vindo a crescer em Gouveia e por todo o país, fruto de iniciativas da sociedade civil, das autarquias e do governo, mas enfrentando sérias dificuldades. Desde a recorrente mudança de manuais, até à falta de mecanismos simples e cómodos para a troca, com os requisitos técnicos que os mesmos implicam (gestão de stocks, transportes e armazenagem), passando pela dificuldade de criação de um sistema objetivo de controlo de qualidade e de um incentivo para a entrega dos livros.

É para ultrapassar estes obstáculos que o Município de Gouveia lança o Programa SPIN Gouveia, que permite aos munícipes recuperar 20 por cento das despesas com livros dos anos anteriores e poupar 60 por cento do PVP nos manuais para o próximo ano. Está disponível em spingouveia.pt uma plataforma web dedicada e, em breve, uma aplicação móvel (iOS e android) capaz de identificar os manuais através do reconhecimento do código de barras. O procedimento é muito simples: após registar os livros de que já não precisa, basta entregá-los devidamente identificados na escola. Após avaliação e recuperação pela equipa SPIN estarão disponíveis para os outros alunos de Gouveia, e a remuneração respetiva é depositada na sua conta bancária.

O projeto SPIN é desenvolvido pela Book in Loop, uma start-up tecnológica, incubada no Instituto Pedro Nunes e na Startup Lisboa, dedicada a trazer as ferramentas da sharing-economy para o sector da educação. A empresa dedica-se a combinar as técnicas mais inovadoras com a pedagogia tradicional em soluções disruptivas que permitem garantir os padrões de qualidade do material didático, permitindo grandes poupanças para o ambiente e a carteira. A plataforma de partilha de manuais que lançou em 2015 granjeou-lhe o Prémio Nacional de Indústrias Criativas, o Prémio Navegantes XXI, o Prémio E-empreendedor na área do comércio digital e o reconhecimento dos media e das 19 mil famílias abrangidas.

Reutilize aqui os seus manuais escolares