Rodrigo Leão apadrinha mesa de Gouveia no concurso "7 Maravilhas à Mesa" | A única ainda em concurso de toda a Beira Interior e distrito da Guarda

O concurso “7 Maravilhas à Mesa” consiste numa competição televisiva da RTP 1, que visa promover o melhor de cada região, no que diz respeito à gastronomia, vinhos, azeites, roteiros turísticos, património histórico, cultural e natural, museus, adegas, queijarias, eventos e experiências únicas.

Após a primeira eliminatória do concurso, que recebeu, inicialmente, 182 candidaturas de todo o país (continente e ilhas), foram selecionadas 49 mesas pré-finalistas, onde constavam, apenas, dois representantes da Beira Interior e do Distrito da Guarda: o concelho de Gouveia e o concelho da Guarda. Com a eliminação da Mesa da Guarda, no dia da sua gala, passou apensas a representar, o distrito e a região, no concurso, a mesa de Gouveia.
A Gala de apresentação da mesa de Gouveia irá decorrer em Lagoa, no Algarve, no dia 2 de Setembro, e será transmitida, em direto, pela na RTP 1, com a apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Contará com a presença de Rodrigo Leão, músico e compositor que se tornou conhecido através dos grupos musicais Sétima Legião e Madredeus, que o Município de Gouveia convidou para a apadrinhar a sua Mesa e que aceitou o desafio.
O convite resultou das afinidades do músico com o elemento cultural da mesa - o roteiro vergiliano - já que o compositor criou, recentemente, um tema para homenagear o escritor Vergilio Ferreira, natural da freguesia de Melo e do concelho de Gouveia.
A mesa gastronómica de Gouveia foi confecionada pelo chefe gouveense Manuel Rodrigues e é composta por um prato de caça e um prato de peixe: açorda de perdiz com míscaros e trutas do mondego recheadas. Os pratos são acompanhados por vinhos produzidos no concelho de Gouveia: Quinta da Espinhosa - Grande Reserva de 2015 (branco) e Quinta da Passarela- Fugitivo | Vinhas Centenárias 2014 (tinto). É ainda enriquecida com o famoso Queijo Serra da Estrela (DOP) produzido pela Quinta de S. Cosme e o azeite Quinta Madre d’Água e está em votação desde o dia 22 de Julho, até ao dia da sua gala de apresentação, dia 2 de Setembro.

Vote na Mesa de Gouveia: