Piscinas Municipais: exercício físico, saúde e educação ao serviço dos munícipes, com novo horário mas o mesmo empenho

As piscinas municipais cobertas de Gouveia reabriram esta semana ao público, com horário de funcionamento das 9h00 às 21h00 e disponibilizando as habituais e solicitadas aulas de Natação, Hidrosénior e Hidroginástica.

A Secção de Desporto da Câmara Municipal de Gouveia, tem vindo a desenvolver um trabalho específico ao longo dos últimos anos, de forma a proporcionar à população de diferentes faixas etárias e com diferentes necessidades, uma oferta variada e enquadrada no contexto envolvente através dos recursos existentes.
Esta oferta acenta em três vetores fundamentais: os serviços aquáticos disponibilizados nas piscinas municipais; o trabalho desenvolvido na área da educação em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gouveia; o exercício como promotor de saúde em parceria com a ULS Guarda e centro de saúde de Gouveia e o Plano Municipal de Pedestrianismo.
  As Piscinas Municipais Cobertas, com novo horário de funcionamento das 9h ás 21h,  são o ponto central de todos os serviços colocados á disposição dos munícipes. Logicamente os serviços aquáticos são o vector mais visível. Serviços como a adaptação, aprendizagem e aperfeiçoamento da Natação para crianças e adultos e as aulas de HidroSénior destinadas a uma população autónoma de idade mais avançada, com exercícios adaptados às suas necessidades e eventuais patologias, de forma a melhorar a sua funcionalidade e acima de tudo a sua qualidade de vida, são os serviços mais procurados.   Outro serviço de grande adesão e procura são as aulas de Hidroginástica, onde são propostos uma série de exercícios ao ritmo de música desfrutando e aproveitando as propriedades físicas da água para melhoria de capacidades psiquicas, físicas e motoras do organismo numa vertente de saúde.
  As piscinas são, ainda, frequentadas por utentes de outras instituições do concelho, com técnicos próprios, que utilizam os tanques ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade dos mesmos: a ABPG, a Fundação A Nossa Casa, o Clube Desportivo de Gouveia, Instituto de Gouveia e Agrupamento de Escolas de Gouveia.
  Outro serviço disponível é a livre utilização dos tanques por parte de qualquer utente que assim o pretenda. De forma a melhorar as condições de segurança dadas aos utilizadores deste espaço foram contratados dois Nadadores Salvadores e material especifico de salvamento.
  Na vertente educacional, são oferecidas aulas de Iniciação à Natação durante todo o ano letivo a toda a rede pública de ensino Pré Primário e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ainda dentro da área da Educação, os técnicos superiores de desporto da CM Gouveia, deslocam-se aos jardins de infância do concelho para leccionar o domínio de Educação Física na Área de Conteúdo de Expressão e Comunicação na rede pública Pré-Escolar concelhia, onde é realizado um trabalho de desenvolvimento das capacidades físicas e neuro-motoras, através de atividades lúdicas motivadoras, de forma a dotar as crianças de ferramentas essenciais para o seu futuro e promover gosto pela prática de atividade física, fundamental como prevenção primária de saúde, nomeadamente em problemas de obesidade e das patologias associadas. Salientar ainda a parceria estabelecida com a Universidade Sénior de Gouveia em que foram criadas, especificamente para este grupo, uma aula de ginástica e outra de hidrosénior que integram o programa curricular anual.
  Dentro da vertente exercício físico e saúde, são disponibilizadas avaliações de risco cardiovascular aos utentes inscritos nas turmas disponíveis, em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Gouveia (UCCG). Salientamos, ainda, as aulas de ginástica preventiva que são leccionadas semanalmente nas instalações das piscinas municipais cobertas; no espaço do centro de saúde de Gouveia para pessoas sinalizadas pelos seus médicos de família e em espaços abertos, quando o tempo assim o permite como é o caso do período de verão.
  O Plano Municipal de Pedestrianismo é outro forte elemento desta vertente, proporcionando através de caminhadas em todas as freguesias do concelho, a prática do exercício físico e o conhecimento da beleza das nossas freguesias em simultâneo.
  Os técnicos de desporto da CM Gouveia têm pautado o seu trabalho com o objectivo de promover o bem estar individual e colectivo na comunidade, contribuir para a sua saúde, aumentar o envolvimento das pessoas com a actividade física, e incrementar o nível de actividade física na população.
  Ficamos á vossa espera nas Piscinas Municipais. Faça exercício físico por si e pelos seus!

Horários dos serviços desportivos (piscinas cobertas - tanque pequeno e tanque de 25mt e atividades em exterior) disponíveis AQUI