MUSEU MUNICIPAL DE ARTE MODERNA ABEL MANTA E A FUNDAÇÃO AQUILINO RIBEIRO ASSINARAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CULTURAL 

 

O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta e a Fundação Aquilino Ribeiro assinaram no dia 2 de fevereiro, em Soutosa, um Protocolo de Cooperação Cultural.

O Protocolo é uma colaboração entre o Município de Gouveia e os Municípios das Terras do Demo (Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva), que visa concretizar trocas culturais entre as duas Instituições, tais como, palestras, colóquios e exposições de forma a aumentar a divulgação de dois grandes artistas portugueses do século XX, no domínio da literatura e das artes plásticas. 

A assinatura deste protocolo, contou com a presença dos quatro autarcas, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, José Morgado.

O ato de assinatura contou ainda com a presença do Vereador da Cultura de Gouveia, Jorge Ferreira, da directora do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, Margarida Noutel, do Vereador da Cultura de Moimenta da Beira, Francisco Cardia, do Vereador de Sernancelhe, Armando Mateus, e do Chefe de Gabinete da Presidência do Município de Vila Nova de Paiva, José Calçada.

No ato de assinatura, Paulo Neto, mentor desta parceria, fez a contextualização do protocolo e leu excertos da obra de Aquilino Ribeiro que comprovam a amizade que existia entre o escritor e o Mestre Abel Manta.

Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, no uso da palavra, enfatizou que a grandeza dos territórios passa também pelas colaborações e pontes que se conseguem estabelecer na valorização de culturas diferentes reunidas para o engrandecimento dos concelhos em rede.