MUNICÍPIO DE GOUVEIA E REN JUNTAM 800 CRIANÇAS A CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA FLORESTA

O Município de Gouveia e a REN vão reunir no Parque da Senhora dos Verdes 800 crianças para celebrar o dia internacional da floresta. A iniciativa conjunta decorrerá a 21 de março, em Gouveia, e prevê um dia de atividades e atelier’s lúdico-pedagógicos sobre prevenção e educação ambiental direcionados para as crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico.

A ação da REN e do Município de Gouveia vai decorrer ao longo de todo o dia envolvendo cerca de 800 crianças e jovens do concelho de Gouveia. Destaca-se a ação de plantação de 1000 arvores durante a tarde num dos corredores por onde passam as infraestruturas de transporte de energia da REN e a iniciativa de caráter pedagógico, “Heróis de toda a espécie”, que visa sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.

Para Luís Manuel Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, a parceria com a REN aumenta a capacidade de intervenção junto da comunidade escolar. “O programa de sensibilização ambiental desenvolvido pela REN enquadra-se perfeitamente com os objetivos do Município de Gouveia. Pretendemos alertar as crianças para a necessidade de protecção da floresta e através delas chegar às famílias, com mensagens simples de protecção e preservação ambiental.”

Para Margarida Ferreirinha, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da REN, esta é a melhor forma de celebrar o dia da floresta e ensinar as novas gerações a mudar hábitos e comportamentos, demonstrando que também se pode aprender a brincar, ajudando, ao mesmo tempo, o meio ambiente. Por outro lado, a responsável da REN refere que no âmbito da gestão dos corredores das linhas de transporte de energia, a empresa plantou, nos últimos 5 anos, cerca de 750 mil árvores de árvores em mais de 1500 ha, o que representa a plantação de cerca de 300 árvores por dia. Até 2018 prevemos atingir o primeiro milhão de árvores plantadas, salienta ainda.

O Município de Gouveia e a REN procuram através desta ação aumentar a consciência ambiental das crianças e dos jovens através de atividades lúdicas e pedagógicas que reforçam o envolvimento das crianças e a sentido de responsabilidade dos mais novos para com a floresta.

HERÓIS DE TODA A ESPÉCIE
AÇÃO EDUCATIVA DA REN EM GOUVEIA

A REN - Redes Energéticas Nacionais, com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Direcção-Geral da Educação, lançou a iniciativa de caráter pedagógico, “Heróis de toda a espécie”, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.

Esta iniciativa, dirigida a crianças do 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, procura formar verdadeiros embaixadores para esta causa. Concebida para complementar os programas escolares, este programa utiliza uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.

Para facilitar o acesso a todos os conteúdos, foi igualmente criado um site, disponível em www.heroisdetodaaespecie.pt, no qual, para além de materiais didáticos para utilização em sala de aula, estão disponíveis jogos educativos, curiosidades e notícias.