Município de Gouveia realiza operação de fogo controlado nos próximos dias 08, 09 e 10 de janeiro 

 

Amanhã, dia 09 de janeiro, pelas 10 horas, presença do Comandante Operacional Nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), José Manuel Duarte da Costa, Coronel de Infantaria Tirocinado, na ação de fogo controlado em Casais de Folgosinho.

Vão decorrer nos próximos dias 08, 09 e 10 de janeiro, no Parque Natural da Serra da Estrela – Casais de Folgosinho, ações de fogo controlado no âmbito da candidatura apresentada pelo Município de Gouveia ao Plano Nacional de fogo controlado - Fundo Florestal Permanente.

As ações de fogo controlado consistem no uso do fogo na gestão dos espaços florestais sob condições, normas e procedimentos, conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um ou mais técnicos credenciados.

Assim, o Município de Gouveia em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF,I.P.) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra, levam a efeito a realização destas ações com a finalidade de aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado .
A queima permite também o treino dos operacionais das várias entidades envolvidas nas ações, nomeadamente das Equipas de Bombeiros do Concelho, da Força especial de Bombeiros, do Grupo de Proteção e Socorro (GIPS) e das Equipas de Sapadores Florestais.

A realização destas ações têm dois objetivos primordiais:
 a) A Defesa da Floresta contra Incêndios, através da queima dos matos que crescem desordenadamente e que são fatores de propagação de incêndios nas áreas arborizadas;
 b) A renovação das pastagens naturais, sendo que estas áreas são pastoreadas, pretende-se o estímulo à atividade silvo pastoril existente, o uso desta técnica pretende também evitar as tradicionais queimadas que, por vezes, dão origem a fogos florestais não controlados.