MUNICÍPIO DE GOUVEIA ORGANIZA ROTA PELA FLORESTA E CELEBRA DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE 

 

O Município de Gouveia organizou de 20 a 27 de novembro, a Rota pela Floresta e celebrou no dia 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone.

A “Rota pela Floresta”, inserida no Programa Eco Escolas e promovida pela Associação da Bandeira Azul da Europa – ABAE, pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e a respetiva autarquia com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta.

A ação “Rota pela Floresta” que decorreu no concelho de Gouveia percorreu algumas das Instituições/escolas aderentes ao Programa Eco Escolas. Cada Instituição/ escola promoveu a sementeira de espécies autóctones do concelho de Gouveia (carvalho negral e castanheiro) em tabuleiro que depois foi entregue à Eco Escola seguinte, de acordo com um circuito pré definido pela Autarquia:

20-11-2017 - Casa do Povo de Vila Nova de Tazem
21-11-2017 - Escola Básica de Vila Nova de Tazem (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
22-11-2017 - Escola Básica de Gouveia (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
23-11-2017 - Jardim de Infância de Gouveia
24-11-2017 - Fundação "A Nossa Casa" (Patronato)
27-11-2017- Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG)

Com esta ação pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para o flagelo dos incêndios florestais e para a necessidade de se promover a sementeira de arvores que posteriormente serão plantadas em áreas públicas ardidas, nomeadamente no Curral do Negro.

A Rota pela Floresta terminou com a entrega dos testemunhos, Bandeira Eco Escolas, pá e pergaminho, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, com a inscrição dos compromissos que cada Eco Escola assumiu para o presente ano letivo.

No decorrer da Rota pela Floresta, o Município de Gouveia celebrou ainda no dia 23 de novembro, o “Dia da Floresta Autóctone” e promoveu a participação das suas Eco Escolas na ação internacional “Global Action Days – iniciativa da FEE internacional.

O Município de Gouveia agradece o empenho e dedicação de todas as suas Eco Escolas em mais uma ação do Programa Eco Escolas.