Município de Gouveia em parceria com associação Nativa promovem a vigilância e controlo da vespa asiática.

A Vespa asiática, é uma espécie invasora proveniente do sudeste asiático, estas vespas são predadoras da abelha europeia (abelha melífera). Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados.

A presença deste inseto é particularmente nociva para a apicultura, pois trata-se de uma espécie carnívora e predadora das abelhas melíferas, estas vespas podem também reagir de modo bastante agressivo caso sintam o seu ninho ameaçado, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.
Desta forma , o plano de ação  do Município de Gouveia consiste na identificação dos ninhos, para posteriormente serem desativados através da inserção de um isco alimentar com uma micro-dose de inseticida específico nos ninhos.

Colabore na identificação dos ninhos, e em caso de dúvidas contacte os serviços municipais de Proteção Civil:
 geral@cm-gouveia.pt/ gtf@cm-gouveia.pt/ protecaocivi@cm-gouveia.pt/
Tel: 238 490 210 / 962 032 999 / 968 578 987