MUNICÍPIO DE GOUVEIA E A CÁRITAS APOIAM PASTORES DO CONCELHO AFETADOS PELOS INCÊNDIOS DE 2016 

 

O Município de Gouveia e a Cáritas entregaram 13 mil euros, a 14 pastores do concelho de Gouveia que foram afetados pelos incêndios de agosto de 2016.

O apoio entregue resulta de uma campanha nacional realizada pela Cáritas denominada  “Cáritas Ajuda as Vítimas dos Incêndios em Portugal” e que decorreu no seguimento dos incêndios de 2016.

Em todo o processo de atribuição dos apoios, o Município de Gouveia e as Juntas de Freguesia de Arcozelo da Serra e Vila Cortês da Serra efectuaram o levantamento de prejuízos e de pastores afectados pelos incêndios. No entanto, perante os critérios de seleção para as ajudas nacionais, algumas freguesias não foram comtempladas com esses apoios, entre as quais Vila Cortês da Serra e Arcozelo da Serra.

Através do fundo da Cáritas foi agora possível apoiar os pastores de Arcozelo da Serra e Vila Cortês que viram as suas áreas de pastagens destruídas e não foram apoiados pelos apoios nacionais.
Os 13 mil euros entregues no concelho de Gouveia foram distribuídos pelos pastores tendo por base o número de cabeças de gado.

A entrega do apoio resulta do empenho do Município de Gouveia, das Juntas de Freguesia e do Ministério da Administração Interna em encontrar uma solução compensatória para os pastores que não tiveram apoios nacionais, por não cumprirem os critérios de elegibilidade, e a disponibilidade da Cáritas, através do fundo “Cáritas Ajuda as Vítimas dos Incêndios em Portugal”.