Município de Gouveia assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta 

 

No próximo dia 21 de março, o Município de Gouveia assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, numa iniciativa que reúne crianças do Ensino Pré-escolar e dos alunos da Escola Básica de Gouveia em atividades de sensibilização e na plantação de árvores.

As atividades terão início durante o período da manhã, com as crianças do Jardim de Infância de Gouveia, da Fundação “A Nossa Casa” e da ABPG (Associação de Beneficiência Popular de Gouveia), a participar nas seguintes ações:

10h00 – Plantação de árvores na Av. 25 de Abril, na Rampa Monte Calvário e na Rua Fernão Lopes.
11h00 – Plantação de uma Tília no Parque Infantil da cidade.

As ações que assinalam o Dia Mundial da Árvore e da Floresta terão continuidade durante o período da tarde, com a plantação de árvores na Escola Básica de Gouveia.

No âmbito das atividades de celebração do “Dia da Floresta Autóctone”, o Município de Gouveia iniciou a reflorestação de áreas ardidas em 2017.
Programadas para o mês de novembro de 2018 e adiadas devido às más condições climatéricas, as atividades de celebração do “Dia da Floresta Autóctone”, dirigidas aos alunos das Escolas do concelho de Gouveia, têm vindo a decorrer desde fevereiro e vão continuar durante o mês de março.

Estas ações enquadram-se no Programa Eco Escolas, dando continuidade às atividades de recolha de sementes e sementeira de espécies autóctones, decorridas após os incêndios de outubro de 2017.
Os carvalhos e castanheiros, semeados pelas Eco escolas em 2017, estão agora aptos a serem plantados, em local definitivo, tendo sido o local escolhido, o “Parque do Cidadão”, junto ao Curral do Negro.
O “Parque do Cidadão” foi inaugurado há 20 anos e mais de 90% das suas árvores desapareceram nos últimos incêndios. Com o objetivo de dar uma nova vida ao espaço, pretende-se a instalação preferencial das nossas espécies autóctones (carvalho, castanheiro, bétula).
O Município de Gouveia agradece a colaboração de toda a comunidade escolar envolvida nas atividades de reflorestação.



 Sem título