O MUNICÍPIO DE GOUVEIA APRESENTOU OS PROJETOS DE REABILITAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL, DE RECONVERSÃO DA ANTIGA FÁBRICA BELLINOS & BELLINOS E DE REABILITAÇÃO DO ESPAÇO ENVOLVENTE

Os investimentos serão financiados através de fundos comunitários e estão incluídos na 1ª fase do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Gouveia – PEDU, a que corresponde um investimento total de 2.975.000,00 €.
A Requalificação do Mercado Municipal de Gouveia passa por uma intervenção total do edifício existente.

No piso 0, serão criados 29 lugares de estacionamento exteriores e 5 interiores, um espaço para a implementação de um café/restaurante, uma área de serviços e um átrio.
Para o piso 1, estão contemplados 11 atelies/associações, um espaço polivalente, um bar de apoio, 80 bancas de mercado diário e 12 lugares de estacionamento exteriores.
No piso 2, serão criadas 18 lojas e uma área de apoio.
Nesta 1ª fase do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Gouveia, encontram-se ainda contempladas a reconversão da antiga fábrica têxtil Bellino & Bellino e reabilitação do espaço envolvente.
A reconversão da antiga fábrica têxtil Bellino & Bellino, contempla a disponibilização das condições necessárias para a criação de uma incubadora de empresas, onde serão construídos 12 espaços modulares, uma área comum, uma área destinada a formação e ainda uma área de exposições.
No que respeita à Reabilitação do espaço envolvente à antiga fabrica têxtil Bellino & Bellino, esta reabilitação envolve a demolição de 15 edifícios, a implementação de espaços verdes, criação de 38 lugares de estacionamento bem como diversas áreas de lazer. Neste espaço, será ainda construído um parque radical e um anfiteatro com capacidade para 160 lugares sentados.
Toda a filosofia de intervenção privilegia o aproveitamento da Ribeira de Gouveia.
Numa 2ª fase, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Gouveia contemplará ainda reabilitação do pavilhão da fábrica têxtil Bellino & Bellino.