Melhoramento nos Fontanários da EN 232 e nascente do rio Mondego

O Município de Gouveia procedeu à limpeza dos fontanários e espaços de lazer que se encontram ao longo da EN 232.

Os técnicos do Município de Gouveia intervieram nas fontes do “Lagarto”, das “Costeiras” e do “Tio Filipe”, apesar da sua manutenção e limpeza não ser da responsabilidade da Câmara Municipal de Gouveia, já que a entidade que tem responsabilidade de manutenção destes espaços é a Infraestruras de Portugal. No entanto, tratam-se de áreas de lazer e espaços naturais que contribuem fortemente para a atratividade turística da Serra da Estrela, do concelho e do Município.
Das intervenções realizadas destacam-se:
- As podas de formação das árvores existentes e, no caso das árvores ardidas, as podas de recuperação;
- O desassoreamento e a desobstrução das bacias dos fontanários;
- O desentupimento dos escoamentos e limpeza de grelhas;
- Limpeza de todas as áreas afetas aos fontanários com a respetiva remoção de lixo, lamas e cinzas;
- Lavagem à pressão das paredes e do chão dos fontanários;
À semelhança das intervenções que foram feitas nos fontanários referidos anteriormente, também o fontanário do Mondeguinho e a sua área envolvente foram alvo de ações por parte do Município, nomeadamente:
- Fornecimento e aplicação das pedras em falta nas mesas e nos bancos;
- Corte de uma árvore seca (larix decídua), afetada pelo incêndio de 15 de outubo de 2017 que será substituída em breve por outra mesma espécie;
- Calcetamento do círculo da árvore mencionada anteriormente.
- Limpeza e arranjo da encosta ou do talude.