Grande Rota da Transumância 2017-2018 arranca sexta-feira em Casais de Folgosinho

Romaria de N. Srª da Assedasse evoca descida dos rebanhos da Serra da Estrela.

A Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 e o Município de Gouveia promovem, no dia 8 de setembro, associada à romaria de Nossa Senhora da Assedasse em Casais de Folgosinho, a primeira etapa da Grande Rota da Transumância em 2017.

Tradicionalmente, a romaria celebra a transumância e a descida dos rebanhos da Serra da Estrela para as terras baixas junto ao Tejo, à procura de melhores pastos. Seria, por isso, um importante local de encontro de pastores, uma vez que as celebrações terminavam com a sua bênção e dos seus rebanhos.

No dia 8 de setembro, convida-se a reviver esta prática, iniciando às 9h30 com um percurso pedestre desde o Covão da Ponte à capela da Senhora da Assedasse, acompanhando o curso do Mondego. Às 12h00 decorrerá a habitual missa em honra da padroeira e o tradicional convívio, em que se partilham histórias e memórias das viagens a partir das frias terras da Estrela.

A Grande Rota da Transumância é uma ação transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 que une o património natural e cultural de diversas áreas classificadas do Centro Interior do país numa experiência autêntica, que será desenvolvida em contínuo nos anos 2017-2018, num programa alargado sobre a temática com naturais pontos de destaque nos percursos de travessia a partir e em direção ao Parque Natural da Serra da Estrela.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia.

Mais informações:
Agência de Desenvolvimento Gardunha 21