Gouveia recebe o terceiro dia das “VIII Jornadas de Enoturismo. O Centro de Portugal como destino de Enoturismo, Enoturismo: Fatores Críticos de Sucesso”

As “VIII Jornadas de Enoturismo” vão decorrer na semana do Enoturismo, de 12 a 14 de dezembro, subordinadas ao tema “O Centro de Portugal como Destino de Enoturismo, Enoturismo: Fatores críticos de sucesso” e o Centro Cultural de Vila Nova de Tazem foi o local eleito para acolher o terceiro e último dia deste evento.

A iniciativa é promovida por uma comissão organizadora, composta por oito entidades:  Comissão Vitivinícola da Bairrada, Comissão Vitivinícola da Beira Interior, Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, Turismo Centro de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Associação Rota da Bairrada e desenvolvida no âmbito do ‘Programa Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho’, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) e Centro 2020.

Com início no dia 12 de dezembro, na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, o programa conta com uma sessão de abertura pelas 19.30horas e com a participação de Beatriz Machado, a diretora de vinhos Fladgate Partnership, considerada igualmente a primeira diretora de vinhos em Portugal.
No dia 13, as jornadas terão lugar no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e um painel de oradores multidisciplinar.
Estão ainda delineadas, após o almoço no Solar do Vinho do Dão, uma visita à empresa Caminhos Cruzados e outra visita ao Paço dos Cunhas de Santar, Nelas, com um jantar vínico a finalizar o dia.

No dia 14 de dezembro, sexta-feira, o Centro Cultural de Vila Nova de Tazem recebe o último dia das Jornadas, acolhendo os participantes pelas 9.30horas e seguindo-se o terceiro painel de oradores, com início pelas 10horas, com a moderadora Cristina Barroco, diretora da Licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viseu. Os oradores são Tânia Cardoso da Quinta do Seixo; Miguel Ribeiro abraço do Hotel Monverde e Luísa Amorim da Quinta Nova N. S. Carmo – “Beste Wine Resorts In The World 2018”.
A sessão de encerramento fica a cargo de Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, pelas 12 horas, a qual se segue o almoço com show cooking pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – Seacampo (Vila Nova de Tazem, Gouveia). Estão ainda agendadas para os participantes duas visitas: uma à Casa da Passarella pelas 15 horas e outra ao Hotel Rural Madre de Água às 16 horas.

O município de Gouveia congratula-se pelos investimentos que têm vindo a ser realizados nesta área, no concelho e pela região, uma vez que o enoturismo constitui um forte contributo de valorização e enaltecimento do património cultural e gastronómico.
O Enoturismo tem sido um fator de desenvolvimento das regiões do interior, mas as vantagens deste canal de negócio de sucesso são mais abrangentes e as comunidades locais vêm aumentar a criação de emprego, o número de visitantes e dos seus gastos em compras, verifica-se uma atração de novos investimentos, desenvolvem-se novas infraestruturas e revitalizam-se atividades económicas tradicionais.

O programa completo AQUI

VIII Jornadas do Enoturismo