GOUVEIA RECEBE ENCONTRO PARTICIPATIVO

Gouveia recebe Encontro Participativo, em que os gouveenses vão ter a oportunidade de perceber como funciona o processo Orçamento Participativo Portugal e de apresentar as suas ideias, numa sessão que vai decorrer no dia 16 de março, às 18h30, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia.

A sessão de apresentação do Orçamento Participativo, contará com a presença da senhora Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, que irá fazer a apresentação do projecto.

Qualquer cidadão pode apresentar propostas não só de âmbito nacional mas também de âmbito regional.

O Orçamento Participativo Portugal (OPP) tem como objetivo construir um projeto de participação cidadã que aproxime as pessoas da política e que promova maior ligação e integração entre territórios. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros nas áreas da cultura, da ciência, educação e formação de adultos e da agricultura em Portugal continental e nas áreas da justiça e da administração interna nas Regiões Autónomas.

A fase de apresentação de propostas decorre entre os dias 9 de Janeiro e 21 de Abril de 2017, período ao longo do qual vão ser realizados Encontros Participativos em todo o país, no âmbito dos quais os cidadãos podem apresentar propostas ao OPP.

Seguindo-se, entre os dias 1 de Junho e 15 de Setembro, o período de votação de propostas, aberto a toda a população. Durante este prazo os cidadãos podem votar em propostas de investimento a concretizar nos municípios de uma região ou a concretizar no plano nacional.
Os projectos vencedores desta primeira edição serão divulgados em Setembro.

AUTOCARRO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTUGAL EM GOUVEIA
O Autocarro do Orçamento Participativo de Portugal vai estar em Gouveia, no dia 16 de março, frente aos Paços do Concelho. Agora, todos podem colaborar num investimento de 3 milhões de euros nas áreas da cultura, da ciência, educação e formação de adultos e da agricultura em Portugal a concretizar nos municípios ou a concretizar no plano nacional.

Esta é uma iniciativa do Município de Gouveia e do Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.