Gouveia comemorou o Dia Internacional do Idoso

Comemorou-se no passado dia 1 de outubro o Dia Internacional do Idoso e a data foi assinalada com uma iniciativa sob o tema “Viajar na história e reviver a época lusitana” que decorreu nas instalações do Rancho Folclórico de Vinhó.

Os nossos seniores tiveram oportunidade de reviver tempos antigos, invocando a sua memória para algumas práticas sociais, culturais e económicas que lhes permitiram recordar também o seu passado.
Um dos momentos de destaque desta confraternização foi o “Concurso de Vestes Lusitanas”, um desafio proposto às instituições no sentido de confecionarem as próprias vestes para os idosos participarem no evento com trajes e acessórios usados na época lusitana.
Após o desfile, os cerca de 250 idosos tiveram oportunidade de assistir à dramatização do casamento de Viriato, tendo o convívio culminado com um banquete alusivo à época.
Foi uma iniciativa organizada pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G de Gouveia - Projeto Int3Grar e a Terra Preservada, que contou com o apoio do Rancho Folclórico de Vinhó, do Município de Gouveia, da União de Freguesias Moimenta da Serra e Vinhó, da Tuna do IG e da Escola Apostólica Cristo Rei (Seminário).