GOUVEIA CANDIDATA 4 ALDEIAS ÀS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL 

 

O Município de Gouveia, candidatou quatro aldeias do concelho na iniciativa 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. Folgosinho, Melo, Arcozelo da Serra e Mangualde da Serra, são as representantes do concelho de Gouveia, num total de cinco candidaturas.

Folgosinho concorre em duas categorias, Aldeias Autênticas e Aldeias em Áreas Protegidas. Melo e Mangualde da Serra concorrem na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas e Arcozelo da Serra na categoria de Aldeias Rurais.

O Município de Gouveia encara a participação na iniciativa 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias como uma ação de promoção do concelho e de valorização das suas freguesias e território.

As  332 aldeias candidatas serão agora analisadas por um painel de 49 especialistas, que vão selecionar as 49 aldeias pré-finalistas. As aldeias selecionadas pelo júri são reveladas a 7 de abril, após validação do Conselho Científico, e começa a fase de promoção e campanha de votação dos promotores das candidaturas.

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias. Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria. A primeira gala tem lugar a 9 de julho.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias tem lugar a 3 de setembro.

Esta iniciativa conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.