À Descoberta dos Soutos na Montanha

Nos dias 03 e 04 de Novembro, a freguesia de Folgosinho recebe o evento “À Descoberta dos Soutos na Montanha”.

Decorre, nos dias 3 e 4 de Novembro, a iniciativa “À Descoberta dos Soutos na Montanha”, na freguesia de Folgosinho, no âmbito do projeto Aldeias de Montanha, organizado pelo Município de Gouveia e ADIRAM (Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha), com Associação Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR.

Esta iniciativa decorre em Folgosinho, uma das cinco Aldeias de Montanha do concelho de Gouveia, subordinada ao tema soutos na montanha, reflorestação e práticas sustentáveis no território. Pretende a mesma exercer um efeito de alavancagem da competitividade e crescimento regional a partir da dinamização de atividades de animação, diretamente relacionadas com a valorização dos ativos patrimoniais naturais das Áreas Classificadas, a valorização do Património Natural e sua interligação com os agentes e comunidades locais da área protegida da Serra da Estrela, garantindo uma oferta alargada que valorize o território de montanha no contexto territorial da Região Centro.

A iniciativa “À Descoberta dos Soutos na Montanha”, procurará valorizar também a castanha e contará, para além do Seminário “Incêndios/2017 – Recuperação dos Soutos e da Floresta”, com os oradores Paulo Pimenta de Castro e o João Camargo, co-autores do livro "Portugal em chamas. Como resgatar as florestas", com a visita ao património seguida de um workshop de Cogumelos Selvagens e saída de campo, orientada por Rui Cardoso Ramos da Associação Aldeia, no dia 03 de Novembro. No dia 04 de Novembro está programada a Caminhada “Rota dos Soutos” com uma ação de Reflorestação e uma visita ao património. Neste mesmo dia para além de atividades de animação, que contará com a presença do Grupo de Concertinas de Gouveia e o Rancho Folclórico “Cancioneiro de Folgosinho”, haverá ainda um magusto comunitário no centro da aldeia para encerramento.

Ao longo de todo o fim de semana, os visitantes poderão degustar produtos confecionados à base da castanha e assistir aos mais diversos momentos de animação.

Dia 3, sábado
// 10h30
/ Seminário “Incêndios/2017 – Recuperação dos Soutos e
da Floresta”
Oradores:
// Paulo Pimenta de Castro, consultor e preside à Direção da Acréscimo,
Associação de Promoção ao Investimento Florestal, co-autor do livro "Portugal em chamas. Como resgatar as florestas"
// João Camargo, ativista do movimento Climáximo, investigador do
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, e autor dos livrosQue Se Lixe a Troika(2013) eManual de Combate às Alterações Climáticas(2018), , co-autor do livro "Portugal em chamas.
Como resgatar as florestas"
// 12h30
/ Animação pelo Grupo GIRAFOLES
// 14h00