CANDIDATURA DO GEOPARK ESTRELA ENTREGUE NA UNESCO 

 

A Associação Geopark Estrela entregou, no dia 23 de novembro, a Candidatura a Geopark Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A candidatura foi entregue no Secretariado do Programa Internacional para as Geociências e Geoparks da UNESCO e representa um grande passo para a consolidação da Serra da Estrela como um espaço de Ciência, Educação e Cultura, assente nos pilares da Geoconservação, da Educação e do Turismo, visando o desenvolvimento sustentável com base nos recursos e no potencial do território.

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO congrega nove municípios: Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia, e duas instituições de Ensino Superior - Instituto Politécnico da Guarda e Universidade da Beira Interior.

Com a classificação da UNESCO, a Serra da Estrela passará a integrar uma rede da qual fazem parte 127 geoparques mundiais de 34 países, e terá uma classificação internacional, validada cientificamente pelo reconhecimento da UNESCO, semelhante às classificações do património da humanidade ou das reservas da biosfera.