A Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, acolhe nos próximos dias 17 e 18 de junho, o 35.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.
O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em Janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787).
Mais tarde e com vista a suprir algumas lacunas importantes no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática em Portugal, e, muito em especial, no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura, adaptada às circunstâncias, que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, promovendo, simultaneamente, a colaboração e intervenção em temas nessa área. Não sendo esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença, em todos os Encontros Nacionais, de investigadores de outros países.
Desde meados dos anos 90, o Seminário passou a constituir uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática e, desde 1993, tem mantido uma colaboração com investigadores brasileiros de História da Matemática, tendo até hoje, conjuntamente, organizado oito Encontros Luso-Brasileiros de História da Matemática.
Nos três primeiros Encontros e nos quatro últimos foram tidas em conta duas vertentes, igualmente importantes, dos objetivos do SNHM: a divulgação e a investigação, pelo que nesses Encontros houve sempre a inclusão de conferências sobre temas de investigação, a par de outras mais generalistas, bem como a realização de mini-cursos. O 4º Encontro, realizado em 2004 no Brasil, teve uma matriz diferente. Considerando que o número de investigadores em História da Matemática nos dois países tinha aumentado significativamente, desde a organização do primeiro Encontro, foi considerado benéfico para a mobilização desse mesmo corpo de investigadores organizar um Encontro totalmente dedicado a temas de investigação em História da Matemática.
O 35.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática é organizado localmente pelo Instituto de Gouveia, Escola Profissional, com a parceria do Município de Gouveia, Escola Apostólica de Cristo Rei, Eurosol Hotels, Quinta da Espinhosa e Albertino e centrar-se-á em várias temáticas como a divulgação, investigação, desenvolvimento e aplicações desta área disciplinar, passando ainda pela análise da matemática em contexto de ensino ou mesmo pela sua relação com outras áreas, nomeadamente a música.
A abertura do seminário está agendada para as 09h20 do dia 17 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, e a mesa contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques; o Coordenador Geral do SNHM e membro da Comissão Científica do Encontro, Luís Saraiva; o Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, João Araújo e o Diretor do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e membro da Comissão Organizadora Local do Encontro, José Torres.