O Município de Gouveia informa que se encontra aberta, até ao dia 19 de setembro de 2022, a segunda fase de candidaturas ao apoio extraordinário aos produtores pecuniários afetados pelos incêndios rurais.
Este apoio destina-se aos detentores de explorações agrícolas com efetivos pecuários das espécies bovina, ovina, caprina e de equídeos, situadas nos concelhos afetados pelos incêndios rurais ocorridos no território continental e listados no anexo da Portaria n.º 205-B/2022, de 16 de agosto.
Os incêndios que, nos últimos meses, afetaram vários concelhos em todo o país tiveram um elevado impacto em múltiplas unidades de exploração económica, nomeadamente devido à destruição de pastos usados na alimentação dos animais das espécies bovina, ovina, caprina e equina.Esta situação obrigou à aquisição de alimentos substitutos no mercado e conduziu ao aumento inesperado dos custos de produção desses agricultores.
Num primeiro momento, o Governo disponibilizou um apoio extraordinário aos produtores pecuários para aquisição de alimentação animal, com uma dotação inicial de 500 000 euros, através da Portaria n.º 205-B/2022, de 16 de agosto. Contudo, tal apoio manifestou-se insuficiente face à dimensão dos danos e ao número de unidades de exploração económica afetadas, tendo já sido utilizado na íntegra.
O formulário de candidatura pode ser submetido na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Candidaturas » Pedido Ajuda Alimentação Animal – Incêndios Rurais 2022.
✅Mais informações em ↪ https://www.ifap.pt/destaque?assetId=31930161