MENSAGEM DO PRESIDENTE


Caros Munícipes,

Os gouveenses honraram-me ao confiarem-me mais quatro anos à frente dos destinos do concelho, liderando uma equipa da qual me orgulho pelo trabalho executado ao longo do último mandato, acrescida agora de mais um jovem vereador.

Os últimos quatro anos, apesar de muito exigentes, foram, sem sombra de dúvida, fascinantes pela riqueza de experiências vividas e pela satisfação do dever cumprido.

Olhando agora para o futuro, vejo-o como um novo desafio, com muitas metas a atingir.

Os últimos dias do último mandato foram marcados por uma das maiores tragédias vividas neste concelho. As memórias, mesmo as mais antigas, não se recordam de tamanho inferno dantesco que varreu grande parte do nosso território. A paisagem mudou do dia para a noite e onde antes vingava o verde, reside agora o negro das cinzas. Findaram-se casas e outros bens; há vidas para recomeçar. Mas mais uma vez, os gouveenses mostraram a coragem e o sentido de solidariedade que os carateriza.

Gente anónima e os bombeiros do concelho enfrentaram a monstruosidade das labaredas que iam engolindo tudo por onde passava. Sentimo-nos, mais uma vez, esquecidos por Lisboa – ficámos sós, mas soubemos resistir e por fim vencer. As feridas irão demorar algum tempo a sarar, mas, que não restem dúvidas, de que, o carácter e a vontade das nossas gentes para enfrentar o futuro será mais forte que todas as adversidades, como a história tem demonstrado ao longo dos tempos.

Humildemente reafirmo a vontade de vos acompanhar nos trilhos do futuro. Acredito que vamos cumprir o nosso desígnio de, todos juntos, com a bandeira de Gouveia à frente, assegurarmos uma vida melhor para todos nós, na crença profunda de que a nossa juventude terá um espaço digno no seu concelho - é esse também o nosso compromisso!

Há muito para fazer – e agora mais – mas sabemos que vamos ser capazes de cumprir os projetos que pensámos e que estamos agora aptos de pôr na prática. A regeneração urbana da sede do concelho é um dos primeiros passos, regeneração que, a médio prazo, vamos estender ao resto do concelho.

Os programas de apoio à juventude, aos estudantes, ao empreendedorismo, aos menos afortunados, às colectividades irão continuar e se possível melhorar.

Vamos continuar a apostar na promoção dos produtos endógenos, nomeadamente do vinho, Queijo Serra da Estrela, enchidos, compotas, incentivando também outras áreas promissoras a criar riqueza e postos de trabalho.

Neste âmbito é, ainda, nosso compromisso, continuar a encorajar empresários interessados em investir no nosso concelho, como de resto está já a acontecer, perspectivando-se um aumento de postos de trabalho significativo a médio prazo.

Como é natural, não esquecemos o turismo, através da promoção do nosso território em feiras da especialidade, seja interna ou externamente. Também a cultura continuará a ter uma presença determinante na vida dos gouveenses e de todos aqueles que nos visitam, continuando a reafirmarmo-nos como um dos concelhos culturalmente mais ativo da região centro.

Quero fazer este caminho por Gouveia, mas não o quero fazer sozinho. Quero que todos me acompanhem e sejam protagonistas desta aventura que é tornar o nosso concelho num território com uma dinâmica exemplar e que seja motivo, se possível ainda mais, do orgulho de todos nós.
Vamos trabalhar – todos juntos.


Luís Manuel Tadeu Marques
Presidente da Câmara Municipal de Gouveia

Luís Manuel Tadeu Marques