Vinhó tem uma população de cerca de 700 habitantes e a sua padroeira é Nossa Senhora da Assunção. Comemoram-se, ainda, a Senhora da Agonia, o São Pedro e a Tia Batista no dia 18 de maio.
Teve foral de D. Afonso III, em 1256. Em 1537, foi fundado em Vinhó um Convento de religiosas franciscanas, de que resta hoje uma parte transformada em casa paroquial e um portal que dá acesso à entrada lateral da Igreja Matriz. Para além deste templo, o património arquitetónico conta com as Capelas de São João Baptista e de São Pedro, o Museu Paroquial, a fonte de Santa Clara, a Capela do Imaculado Coração de Maria e diversos edifícios particulares.
Terra natal de D. Francisco de Sousa, um dos mais destacados navegadores e conquistadores das praças do Índico, ao serviço de D. Manuel e D. João III,
Para além de bem arrumada e elegante, a localidade oferece numerosos detalhes, dispersos pelas edificações, que sugerem um passeio prolongado pelos arruamentos.
A localidade faculta à população, ainda, equipamento desportivo como uma piscina, um ringue e um campo de futebol.
Vinhó é uma terra de prosperidade e abundância na diversidade dos bens oferecidos, mas sobretudo pela sua excelente qualidade.
As principais instituições e colectividades são prestigiadíssimas, como o Rancho Folclórico, o Centro Social e Paroquial, o Sport Clube e a Liga dos Amigos de Vinhó.