São Paio, com cerca de 1000 habitantes, celebra a Nossa Senhora da Saúde em concorrida romaria, mas não deixa de assinalar diversas festas populares e festividades locais como o Alto, na segunda feira de Pascoela.
Integra os lugares de Coucinheiro, Fundo do Povo, Jogo da Bola, Ladeiras, Quinta de São Paio, Senhora da Estrela e Serra.
Foi doada pela condessa D. Teresa – mãe do primeiro rei – à Ordem do Santo Sepulcro, de acordo com as Inquirições de 1258.
Entre o património edificado destaca-se a Igreja Matriz, a ponte, presumivelmente, medieval, as capelas da Senhora de Lurdes e da Senhora da Estrela.
Há notícia de ocupação muito remota, ainda anterior à nacionalidade.
A fertilidade dos campos permitiu a fixação de populações que produziam quantidades consideráveis de produtos agrícolas e lacticínios, e proporcionaram desenvolvimento à localidade.
A dinâmica económica estava, também, visível nos numerosos moinhos que se estabeleceram ao longo da ribeira. Mais tarde os têxteis vieram confirmar o empreendedorismo da população. Também a Adega Cooperativa deu o seu contributo para o desenvolvimento económico desta próspera freguesia.
Uma palavra para o concorrido Festival de Sopas, que se realiza há mais de uma década, e que conta já com reconhecimento nacional.
Estão sediadas em São Paio algumas das mais prestigiadas instituições e colectividades da região, como o Grupo Desportivo Os Serranos, a Associação de Desenvolvimento Rural de São Paio, o Grupo de Cantares, a Associação Musical, o Clube de Caça e Pesca e a Liga de Promoção Humanitária e Cultural de São Paio.