Rio Torto

Município > Freguesias > Rio Torto

Brasão

Brasão Rio Torto

Executivo

Presidente:
Gonçalo Luís Chouzal do Nascimento
Morada:
Rua do Cabo, nº 12, 6290-261 Rio Torto
Tel & Fax:
963 049 855
E-mail
presidente@freguesiaderiotorto.com
Atendimento
Quinta-Feira das 20:00h às 22:00h

Rio Torto possui cerca de 550 habitantes e evoca como padroeiro o São Domingos. Com efeito, e para além desta, são aqui assinaladas as festividades de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora dos Verdes.

O ex libris da freguesia é um monumento funerário pré-histórico –  a pedra da Orca – um dólmen que dá testemunho da presença humana na região, em tempos muito recuados.

Entre o restante património edificado devem mencionar-se a ponte romana, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, duas residências particulares (casa do Visconde de Rio Torto e a residência Boffa-Molinar) e a fonte do chafurdo. Há, nas construções comuns ou nos balcões, interessantes detalhes de cantaria que merecem a nossa atenção.

Rio Torto beneficiou, pela fertilidade da terra, de consideráveis produções agrícolas e de estabelecimentos fabris, onde muitos iam buscar a sua subsistência. Ainda assim a emigração foi, e continua a ser, o destino de muitos rio-tortenses.

Destaque ainda para as prestigiadas coletividades, como a Liga dos Amigos de Rio Torto, a Filarmónica Gratidão, o Grupo de Cantares e Tradições e a Associação Desportiva, instituições com importante desempenho social e cultural na região.