Nespereira

Município > Freguesias > Nespereira

Brasão

Brasão Nespereira

Executivo

Presidente:
António José Direito Saraiva
Morada:
Avenida dos Heróis do Ultramar, n.º7 6290-205 Nespereira
Tel & Fax:
238491678
E-mail
geral.sugestoesfregnespereira@gmail.com
Atendimento
Segundas, quartas e sextas das 9h às12h e das 14h às 18h

Nespereira, com cerca de 900 habitantes, tem como Orago a Nossa Senhora da Graça. Assinalam-se aqui, também, com muita devoção e alegria, o Senhor dos Aflitos, a Nossa Senhora de Fátima e o Santo António.

Segundo alguns autores há inúmeros vestígios romanos, que atestam a fundação antiquíssima desta localidade, são estes, o Cadeiral, a ponte do Chorido e dois troços de calçada, um deles junto da Capela de São Domingos. Era habitual, também, o achamento de objectos arqueológicos, em especial de peças de cerâmica.

Nespereira foi um curato da apresentação do Convento de Santa Clara de Coimbra. Relatos locais atribuem a fundação da localidade a uma lendária Inês Pereira, que teria vivido nas chamadas Casas do Rio – ampla construção acastelada.

Os principais edifícios patrimoniais são dois solares de famílias destacadas da região, a capela de Santa Eponina, a Fonte do Sameiro, as Casas do Rio e o Lagar de Vinho nos Penedos da Corga da Dona. Nespereira teve foral dado pelo rei D. Manuel I.

Também, a propósito da freguesia de Nespereira, se devem mencionar a qualidade e abundância das produções agrícolas de batata, cereais, azeite, vinho e naturalmente, de queijo da serra.

Esta freguesia conta com diversas coletividades que têm prestado um serviço notável à população e ao concelho, entre as quais devemos distinguir a Casa do Povo e o seu Rancho Folclórico, a Associação dos Amigos de Nespereira e o seu Orfeão e a Associação Recreativa e Desportiva de Nespereira.