Moimenta da Serra tem cerca de 800 habitantes e seu o Orago é São João Baptista. A população comemora ainda, a Senhora de Fátima, a Senhora do Porto, o São Sebastião e o São Pedro.
As principais atividades económicas estavam tradicionalmente ligadas à agricultura, à criação de gado e a prestigiados estabelecimentos de indústrias de têxteis.
Esta freguesia teve significativa importância ao longo da história. Foi a terra natal de Tristão Carvalho da Cunha, nascido no século XVI e também de Bento de Moura Portugal, nascido em 1702 e considerado um dos mais ilustres nomes das Ciências portuguesas, designadamente nos domínios da Química e da Mecânica.
Permanece na memória coletiva a lembrança da passagem de Wellington em perseguição dos exércitos francesas aquando da terceira invasão, em 1810.
Está sediada nesta freguesia a fundação D. Laura dos Santos, que tem a notável atribuição de intervenção social no concelho de Gouveia e limítrofes.
Também a Sociedade Recreativa e Musical, o Grupo de Animação Litúrgica e Cultural da Paróquia, o Estrela Futebol Clube, o Grupo de Cantares, a Liga de Amigos e o Núcleo Sportinguista contribuem para a integração dos mais jovens e para um quotidiano mais concorrido.
Entre património edificado devem referir-se a Igreja Matriz, do século XIX; as Capelas da Senhora do Porto e de São Sebastião, do século XVII e as de São Pedro e do Santíssimo, do século XVIII.
De referir também os elementos arquitectónicos de inúmeros edifícios com grande interesse turístico, que dão testemunho da dignidade secular de Moimenta da Serra, e que merecem uma visita.