Moimenta da Serra

Município > Freguesias > Moimenta da Serra

Brasão

Brasão Moimenta da Serra

Executivo

Presidente:
Carlos António Videira Coelho
Morada:
Largo de São Sebastião, 6290 - 141 Moimenta da Serra
Tel & Fax:
238 496 284
E-mail
uniaofreguesiasmoimentavinho@sapo.pt
Atendimento
Terça-feira das 19:00 às 20:30h

Moimenta da Serra tem cerca de 800 habitantes e seu o Orago é São João Baptista. A população comemora ainda, a Senhora de Fátima, a Senhora do Porto, o São Sebastião e o São Pedro.

As principais atividades económicas estavam tradicionalmente ligadas à agricultura, à criação de gado e a prestigiados estabelecimentos de indústrias de têxteis.

Esta freguesia teve significativa importância ao longo da história. Foi a terra natal de Tristão da Cunha, que chefiou a embaixada enviada por D. Manuel a Roma em 1515. Aqui nasceu, também, Bento de Moura Portugal em 1702, um dos mais ilustres nomes das Ciências portuguesas, designadamente nos domínios da Química e da Mecânica.

Permanece na memória coletiva a lembrança da passagem de Wellington em perseguição dos exércitos francesas aquando da terceira invasão, em 1810.

Está sediada nesta freguesia a fundação D. Laura dos Santos, que tem a notável atribuição de intervenção social no concelho de Gouveia e limítrofes.

Também a Sociedade Recreativa e Musical, o Grupo de Animação Litúrgica e Cultural da Paróquia, o Estrela Futebol Clube, o Grupo de Cantares, a Liga de Amigos e o Núcleo Sportinguista contribuem para a integração dos mais jovens e para um quotidiano mais concorrido.

Entre património edificado devem referir-se a Igreja Matriz, do século XIX; as Capelas da Senhora do Porto e de São Sebastião, do século XVII e as de São Pedro e do Santíssimo, do século XVIII.

De referir também os elementos arquitectónicos de inúmeros edifícios com grande interesse turístico, que dão testemunho da dignidade secular de Moimenta da Serra, e que merecem uma visita.