Melo

Município > Freguesias > Melo

Brasão

Brasão Melo

Executivo

Presidente:
Salvador da Cruz Dias
Morada:
Rua da Saborida, nº 2, 6290 - 121 Melo
Tel & Fax:
968 061 702
E-mail
uniaofreguesiasmelonabais@outlook.pt
Atendimento
Terça- feira das 19:00 às 20:00h

Melo, com uma população de cerca de 800 pessoas, tem como padroeiro Santo Isidoro. No entanto comemoram-se aqui as festas da Senhora do Coito, Santa Eufémia e Senhor do Calvário.

Teve foral dado por D. Manuel, em junho de 1515.

A localidade é de fundação muito antiga, teve importante protagonismo político e social na região. Foi sede de concelho até 1834 e, durante a Guerra Peninsular, servira já como sede episcopal, enquanto residência do senhor bispo da Guarda, D. José Mendonça Arrais, que está, aliás, aqui sepultado. Entre o notável património edificado deve destacar-se o Paço, a Misericórdia, a Capela da Senhora da Conceição, a Casa da Câmara, o Convento da Senhora do Coito e o Pelourinho –  monumento nacional. O Museu Etnográfico merece também uma visita.

Para além de abundantes e variadas produções agrícolas, teve estabelecimentos fabris, ao longo de muitas décadas. No entanto, a emigração foi sempre um destino de muitos melenses.

Em Nabainhos, em 1539, foi construído o Convento da Senhora do Coito, da regra de Santo Agostinho, mais tarde transferido para a regra de São Francisco. Foi um prestigiado e muito procurado estabelecimento religioso, da região.

Entre as instituições e colectividades de grande relevância social, é indispensável referir a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, o Rancho Folclórico Águias de Melo, a Associação de Beneficência Cultural e Recreativa e o Centro de Desporto e Cultura “Os Hermínios”.

Melo é a terra natal de Vergílio Ferreira, destacado vulto das letras portuguesas do século XX.