Folgosinho

Município > Freguesias > Folgosinho

Brasão

Brasão Folgosinho

Executivo

Presidente:
Fernando Manuel Carmo Henriques
Morada:
6290 - 081 Folgosinho
Tel & Fax:
238 745 482/963 403 695
E-mail
f.folgosinho@gmail.com
Atendimento
Domingo das 10:00 às 12:00h, Quarta-Feira das 20:00 às 21:00h (Horário de Inverno) e das 21:00h às 22:00h (Horário de Verão)

Folgosinho é uma das mais conhecidas freguesias do nosso concelho. A sua população ascende a mais de 1000 habitantes. As principais e mais concorridas festas religiosas são as da Senhora do Socorro, Senhora de Assedace e o Santo António.

  1. Sancho I concedeu Foral a esta localidade, em 1187, que seria confirmado por D. Afonso II, em 1217. D. Manuel, em 1512, conferiu a Folgosinho foral novo.

Foi sede de concelho até 1836.

Nesta freguesia, e entre muitas edificações notáveis, merecem destaque a Igreja Matriz, as Capelas de São Faustino, São Tiago e da Senhora de Assedace. De referir, ainda, os vestígios de uma sinagoga e a fachada do cemitério novo, que é devida à escola do Arquiteto Raul Lino. Dignos de nota são os fontenários, as janelas manuelinas, o pelourinho ou a calçada romana. O Outeiro e o Castelo fazem, também, parte da riqueza patrimonial de Folgosinho.

Dos pontos turísticos destacamos, a Pedra Furada, o Fragão do Pombo, Assedace, ou o monte de São Domingos.

As camisolas e os coletes bordados de pastor, as capas, os safões o os coletes; assim como o queijo de ovelha, os requeijões e as queijetas são as principais produções do artesanato local. A propósito, uma menção à gastronomia riquíssima, que aqui é oferecida, como a chanfana, o cabrito assado no forno, os enchidos, o arroz de cabidela, o arroz doce ou as castanhas assadas com jeropiga.

Entre as ativas coletividades e instituições que levam longe o nome desta vila, merecem destaque o Rancho Cancioneiro de Folgosinho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e o Clube de Caça e Pesca. A Associação Lar tem prestado um inestimável serviço aos mais idosos e mais necessitados.