Figueiró da Serra, cuja padroeira é a Nossa Senhora da Conceição, assinala também a Santa Eufémia, em 15 e 16 de setembro, e conta com cerca de 330 habitantes. Foi curato da Ordem de Malta e integra o lugar de Ribeira.
A localidade, muito harmoniosa, é atravessada por uma ribeira, ao longo da qual e durante décadas se instalaram diversos moinhos, que permitiram diversificar as atividades económicas indispensáveis para a sobrevivência das populações.
Também aqui se localizaram diversas e prósperas minas de volfrâmio. Outras atividades económicas são hoje, a agricultura, a criação de gado e a construção civil.
Entre o seu rico património edificado, Figueiró conta com a Igreja Matriz e a vetusta Capela de São João Baptista. A pouca distância, a Capela da Santa Eufémia guarda dois painéis atribuídos a Nuno Gonçalves. De referir ainda, as graciosas Alminhas, e a janela de uma habitação tradicional com inscrições e símbolos cristãos novos.
Figueiró da Serra, oferece ainda, muitos outros locais de interesse como a Barragem da Cruz, os Penedos Mouros e o Barrocal. Possui um Museu Etnográfico e um Museu de Arte Sacra.
Com funções de intervenção social e cívica a freguesia dispõe de um Centro Social e Paroquial. Como coletividade desportiva, menciona-se o Clube de Futebol Amador de Figueiró da Serra.