Figueiró da Serra

Município > Freguesias > Figueiró da Serra

Brasão

Brasão Figueiró da Serra

Executivo

Presidente:
Maria Elisabete Almeida Lopes Guerrinha
Morada:
6290-071 Figueiró da Serra 
Tel & Fax:
960 063 403
E-mail
figueiro-da-serra@sapo.pt
Atendimento
Quarta-Feira às 18:00h

Figueiró da Serra, cuja padroeira é a Nossa Senhora da Conceição, assinala também a Santa Eufémia, em 15 e 16 de setembro, e conta com cerca de 330 habitantes. Foi curato da Ordem de Malta e integra o lugar de Ribeira.

A localidade, muito harmoniosa, é atravessada por uma ribeira, ao longo da qual e durante décadas se instalaram diversos moinhos, que permitiram diversificar as atividades económicas indispensáveis para a sobrevivência das populações.

Também aqui se localizaram diversas e prósperas minas de volfrâmio. Outras atividades económicas são hoje, a agricultura, a criação de gado e a construção civil.

Entre o seu rico património edificado, Figueiró conta com a Igreja Matriz e a vetusta Capela de São João Baptista. A pouca distância, a Capela da Santa Eufémia guarda dois painéis atribuídos a Nuno Gonçalves. De referir ainda, as graciosas Alminhas, e a janela de uma habitação tradicional com inscrições e símbolos cristãos novos.

Figueiró da Serra, oferece ainda, muitos outros locais de interesse como a Barragem da Cruz, os Penedos Mouros e o Barrocal. Possui um Museu Etnográfico e um Museu de Arte Sacra.

Com funções de intervenção social e cívica a freguesia dispõe de um Centro Social e Paroquial.  Como coletividade desportiva, menciona-se o Clube de Futebol Amador de Figueiró da Serra.