Aldeias

Município > Freguesias > Aldeias

Brasão

Brasão Aldeias

Executivo

Presidente:
Vitor Manuel da Silva Albuquerque
Morada:
Largo da República 6290-012 Aldeias
E-mail
freguesia.aldeias@sapo.pt
Atendimento
Segunda-Feira das 20:00h às 21:30h

A freguesia de Aldeias composta pelos núcleos de São Cosmado e Alrote, soma cerca de 340 habitantes, de acordo com o censo. O Orago é São Cosme, mas a população assinala igualmente as festividades do Mártir São Sebastião e da Imaculada Conceição.

A agricultura e a pastorícia, são as a atividades económicas dominantes, prolongam uma tradição e uma cultura secular das populações, que concorreram para a matriz etnográfica original da freguesia.

Atesta-o recorrentemente, na lembrança e no imaginário das populações, o número formidável de cabeças de gado ovino, que durante os rigorosos invernos e, na impossibilidade conseguirem pasto nas largas áreas de baldios, tinham de procurar através da transumância, no Alentejo ou no Douro, o seu alimento. Em torno da pastorícia desenvolveu-se e transmitiu-se uma riquíssima herança imaterial expressa nos usos nos costumes quotidianos, e nas tradições dos Aldeenses.

A freguesia possui um notável património edificado, a Igreja Matriz, a capela de São Sebastião, o Moinho da Água ou o Cruzeiro do Terreiro, são testemunho desse mesmo património.

Dada a sua localização, na encosta da serra, podem ser visitados inúmeros locais de interesse turístico, como os diversos mirantes, o Parque de Merendas e a Piscina Fluvial. De referir o carvalho do adro, de dimensões tão consideráveis que a sua fotografia se encontra no Museu Botânico da Universidade de Coimbra. Colectividades como o Clube Desportivo Popular Aldeense, a Associação Cultural e Desportiva de Aldeias e a Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias merecem o nosso destaque.