O Gouveia International Downhill é o maior evento de downhill organizado em Portugal. A prova é um acontecimento agregador e promocional da prática do BTT e das condições naturais de Gouveia para o desenvolvimento da modalidade.

Em 2013 o Gouveia International Downhill vai estrear uma nova pista localizada na encosta do Farvão em Gouveia. O percurso com cerca de 2,5 km aproveita o declive acentuado da encosta com início  no "alto do tovio" área pertencente à mata da Câmara e final na Escola Apóstolica Cristo-Rei (seminário).

As excelentes condições orográficas da encosta do Farvão complementadas pelas infraestruturas existentes na Escola Apóstolica Cristo-Rei (seminário), onde ficam localizados os padock's, áreas de apoio, zona de chegada, areas de lazer e restaurante criam um espaço natural de inegável qualidade para a prática do downhill.

O evento realiza-se em Gouveia há mais de 10 anos suportado por uma organização que prima por disponibilizar as melhores condições aos atletas e ao muito público que acompanha a prova, tendo em 2013 este novo atrativo de inauguração de uma nova pista noutra zona da cidade que também reúne as melhores condições para a prática do Downhill.

Downhill – A disciplina mais dura do BTT

Downhill é uma modalidade do BTT que consiste em descer o mais rapidamente possível um determinado percurso de montanha. As bicicletas usadas neste desporto possuem um quadro muito rijo e pneus muito largos de modo a aderirem o melhor possível ao piso. Têm suspensão traseira e dianteira de modo a abafar o piso irregular e saltos que têm de efetuar durante a descida.

Os desportistas desta modalidade usam várias proteções nomeadamente capacete com proteção para o queixo e pescoço, caneleiras próprias da modalidade, joelheiras, muitas vezes em conjunto com as caneleiras, cotoveleiras e proteções do peito e costas. Pode-se usar óculos de proteção pois podem saltar pedras para a cara ou, com a velocidade de descida, os olhos começarem a lacrimejar devido ao vento.

Neste desporto é necessária muita técnica em descidas, saltos e pisos irregulares assim como uma elevada velocidade de reação e capacidade de concentração.

 Galeria Fotográfica