O Que Fazer
Home > Visitar > O Que Fazer > Espaço Arte e Memória

Espaço Arte e Memória

O “Espaço Arte e Memória” foi inaugurado em Setembro de 2005. Situado no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas, pretende ser um espaço de preservação e divulgação da História e Cultura de Gouveia e salvaguarda da memória coletiva dos gouveenses.

Sala de Exposição de Arte Sacra

Possui uma sala de exposição com uma notável coleção de Arte Sacra.

Entre o espólio, destacamos um altar do século XVIII, em talha policromada com motivos vegetalistas e um tríptico em que a parte central se encontra delimitada por dois pares de colunas salomónicas. Todo este conjunto é encimado por um remate em arco, na continuidade das colunas laterais.

Podemos também apreciar as imagens de S. Pedro e de Nossa Senhora com o Menino ao Colo, em pedra de ancã policromada, datadas do século XV, da autoria de Diogo Pires “O Velho”, que foram localizadas atrás do altar-mor, da Igreja de S. Pedro.

É de referir ainda o alabastro de Nottingham do século XIV, representando a Coroação de Nossa Senhora, hoje considerada uma das mais belas esculturas que se produzidas em Inglaterra, em todo o século XIV.

Sala Central

A sala central do espaço encontra-se revestida com azulejos setecentistas que ilustram a vida de S. Francisco de Assis, em dez painéis. É composta por uma pequena fototeca com fotografias que se reportam a Gouveia dos anos 30 e 40 do século passado, da autoria de dois grandes fotógrafos gouveenses: João Carvalho e César Nogueira.

Podemos apreciar também uma exposição de Livro Antigo, onde se destacam duas obras dedicadas à Medicina e ao Direito, originárias da Biblioteca do Convento do Espírito Santo.

Destaca-se ainda um Livro de Cantochão, datado do século XIV.

Sala do Cardeal Mendes Belo

Nesta sala dedicada a esta figura extremamente relevante da História de Gouveia, o visitante pode observar alguns dos seus pertences pessoais e ficar a conhecer um pouco do seu percurso de vida.

Do seu espólio, destaca-se o diploma em pergaminho com selo em lacre; o Solidéu Cardinalício, em seda vermelha, com estojo em pele vermelha gravada a ouro; o estojo com a condecoração de Nossa Senhora Padroeira do Reino; o terço em contas de madrepérola oferecido pelo Papa Pio XII aquando do Conclave que o elegeu Sumo Pontífice da Igreja Católica. Está e um retrato do Cardeal, pintado a óleo, oferecido por familiares seus, em 1892, à Câmara Municipal de Gouveia.

Coordenadas: 40.495185021253,-7.5905889394704