História

Vila Nova de Tazem tem cerca de 2100 habitantes e a sua padroeira é a Nossa Senhora da Assunção. Comemoram-se, ainda, o Santo António, o São João, o São Pedro, a Senhora Santa Bárbara e Nossa Sr.ª de Fátima.

Entre o património edificado devem referir-se a igreja Matriz, as capelas dos santos referidos antes, a estátua do Emigrante, o monumento ao Dr. Joaquim Borges, o museu Paroquial. Oferece, também, inúmeros locais de interesse turístico como o penedo oscilante, a casa dos Mouros, os cadeirões romanos, as antas do Safaíl e do Freixial ou as fragas da Maria do Bento. Há inúmeros edifícios com detalhes, como os beirais de madeira e os balcões em granito, que não dispensam que se percorram a pé as ruas da vila, numa demorada visita.

Teve foral de D. Manuel, enquanto incluída no concelho de Casal. Esteve ligada a importantes momentos do nosso passado comum, e muitos vilanovenses participaram em ocasiões determinantes da História de Portugal.

Há uma diversidade de instituições e colectividades com funções de solidariedade, humanitárias, culturais, desportivas, cívicas e de lazer, que são um reflexo da dinâmica da vida social e económica desta dinâmica freguesia de Vila Nova de Tazem.

 

 Localização

 Executivo

Presidente Marco António Marvão Martins
Morada Av. Dr. Joaquim Borges, nº 14 
6290-631 Vila N. de Tazem
Tel. & Fax. 238 486 647
E-mail jfreguesia.vntazem@gmail.com
Página Web https://www.facebook.com
/jfreguesia.vntazem
Atendimento Terças-Feiras das 17:00 às 19h00

 Galeria de Imagens

Vista da Freguesia