Muitas das tradições de danças e cantares portugueses surgem duma relação próxima com a natureza, nomeadamente o trabalho no campo ou no mar. Nesses contextos de trabalho apareceram os trajes, os cânticos, as danças, que mais tarde dariam origem, por exemplo, aos ranchos folclóricos.
A partir do encontro entre os artistas do projeto e os Grupos de Rancho Folclórico de várias localidades do país, nasce o projeto artístico ROMARIA, que tem como base de investigação a raiz de algumas tradições populares portuguesas.
Partindo dos conhecimentos adquiridos com diferentes grupos e associações ligadas à tradição e aos costumes de diferentes territórios nacionais, nasce o projeto ROMARIA, que resulta num espetáculo de teatro de rua e num documentário sobre tradições populares, como forma de encontrar paralelismos, e possíveis transformações, entre o passado e o presente.
Ficha Técnica:
Conceito e direção de produção: Filipe Moreira
Cocriação e Interpretação: Luís Duarte Moreira e Mara Nunes
Direção musical: Mara Nunes
Direção de fotorafia e vídeo documental: Cláudia Almeida
Espaço cénico e Figurinos: Claudia Ribeiro
Apoio dramatúrgico: Filipe Moreira
Produção executiva: Luísa Teixeira
Coprodução: Réptil, Quarta Parede, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Câmara Municipal de Águeda Apoio: Fundação GDA, CRL – Central Elétrica, Erva Daninha, Mafa Mood, Lameirinho e Docapesca Portos e Lotas S.A.
Duração aproximada: 45 min.
Classificação Etária: Maiores de 6 anos